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Baby e Kids

Serviços Clínicos...

Presencial (Clínica e Escola)

 

Ludoterapia – Clínica para Crianças.

A infância é uma fase mágica. Não existe outro momento no ciclo da vida com tantas e tão extraordinárias mudanças como as que a criança vive desde o momento do nascimento até à entrada na adolescência. É aqui que se aprende a olhar o mundo, a amar e a ser amado, a sonhar e a conquistar o nosso próprio espaço.

Este percurso é feito de avanços e recuos, pautado por dúvidas e inseguranças, tanto da parte da criança que está a fazer as suas descobertas, como dos pais que a querem apoiar e guiar. A grande maioria destes percalços é natural e acaba por ser ultrapassado pela criança com sucesso. No entanto, existem situações em que a criança necessita de apoio especializado para ultrapassar determinada dificuldade. Nestas situações, a Ludoterapia (terapia através do jogo) permite criar um espaço seguro e adequado para a criança desenvolver as competências necessárias para ultrapassar os desafios que enfrenta.

Problemáticas  comuns:

  • Perturbação de Ansiedade e Fobias;
  • Perturbações Somáticas (Enurese, Encoprese, Perturbações do Sono e da Alimentação, entre outros);
  • Intervenção na Crise – divórcio (dos pais ou familiares responsáveis) e outras perdas;
  • Perturbações de Comportamento;
  • Perturbações de Aprendizagem (por exemplo, Dislexia);
  • Hiperactividade/Défice de Atenção e Concentração.

Presencial (Clínica e Escola) e Online

A Terapia da Fala é a especialidade responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e/ou escrita, assim como outras formas de comunicação não verbal. 

Para além destas áreas, o Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada), da fala, da voz, bem como das perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, orofacial e respiratória.

O Terapeuta da Fala intervém nas seguintes áreas:

  • Perturbações da Comunicação e Linguagem;
  • Perturbações do Desenvolvimento (autismo, síndromes, …);
  • Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia);
  • Perturbações dos Sons da Fala;
  • Perturbações da Fluência (gaguez, …);
  • Perturbações da Voz;
  • Perturbações do Processamento Auditivo;
  • Perturbações da Mastigação e Deglutição (disfagia);
  • Perturbações da Motricidade Orofacial;

Uma intervenção precoce assume um papel relevante como indicador do sucesso terapêutico, pelo que é importante estar atento a todos os sinais e sintomas. Uma intervenção atempada revela-se mais eficaz na reabilitação.

Sinais de Alerta:

  • A criança tem 2 anos e ainda não fala? 
  • Parece não compreender o que as lhe estão a dizer?
  • A criança troca os sons ao falar?
  • A criança não consegue construir frases?
  • Tem dificuldade em mastigar ou não consegue engolir?
  • É distraída, prestando pouca atenção àquilo que a rodeia?
  • A criança troca sons ou letras quando está a ler ou a escrever?
    Não gosta de ler? Dá muitos erros? Demora muito tempo a ler?
  • Não responde ou responde inadequadamente ao que lhe é dito ou pedido?
  • A forma de comunicação é maioritariamente por gestos?
  • Fica rouca com frequência?

Presencial (Clínica e Escola)

Nestas aulas a psicomotricidade é o meio para a promoção do desenvolvimento infantil. Através do lúdico e de jogos, são exploradas várias aquisições do corpo e ainda do plano cognitivo e emocional. Este é um espaço seguro, agradável e lúdico, que vai permitir às crianças um desenvolvimento mais integrado e harmonioso, onde o seu ritmo vai ser respeitado para a promoção das competências. Estas aulas são organizadas pela faixa etária e pelas características individuais de cada criança e do grupo como um todo. 

Psicomotricidade terapêutica – sessões individuais

Neste âmbito a psicomotricidade é o meio terapêutico ou reeducativo para ajudar a colmatar, diminuir ou ultrapassar dificuldades do âmbito psicomotor que a criança possa apresentar. Assim sendo, e partindo sempre do corpo, a criança encontra neste espaço um lugar seguro e onde é trabalhada a relação terapêutica de forma a que seja possível trabalhar as questões motoras, cognitivas, sociais ou emocionais que sejam necessárias. Através do lúdico e sempre respeitando os limites da criança ou do adolescente, a psicomotricidade permite uma alternativa corporal para a criança conseguir conhecer-se e ultrapassar as suas dificuldades. Apesar do trabalho em psicomotricidade infantil e juvenil ser extremamente amplo, algumas das condições em que trabalhamos que demonstram uma elevada taxa de sucesso são:

  • Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção;
  • Perturbação do Espetro do Autismo;
  • Crianças com Necessidades Educativas Especiais;
  • Agitação ou inibição psicomotora;
  • Descoordenação Motora;
  • Atraso global do desenvolvimento;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Disgrafia e outras questões de grafomotricidade;
  • Esquema e imagem corporal;
  • Questões da ansiedade;
  • Problemáticas associadas à saúde mental infantil;

Psicomotricidade terapêutica – sessões de grupo

A psicomotricidade neste âmbito continua a ter o objetivo de colmatar, diminuir ou ultrapassar algumas dificuldades que possam ser sentidas pela criança. Contudo, para além da privilegiada relação estabelecida com o terapeuta, as sessões em grupo pretendem partir do espaço do grupo e dos pares para ser possível trabalhar diversas questões motoras, cognitivas, sociais e emocionais. Sempre partindo do lúdico e do corpo, os vários elementos do grupo encontram um espaço em que as suas características e objetivos individuais são respeitados, encontrando ainda os benefícios de partilharem o espaço com outras crianças ou jovens. Este trabalho de grupo em psicomotricidade, com diversos benefícios em várias áreas, apresenta resultados nomeadamente em:

  • Questões de problemas de conduta;
  • Questões de agitação ou inibição psicomotora;
  • Questões de dificuldades de socialização;
  • Promoção de competências sócio-emocionais;

Todos os grupos são estabelecidos de forma a que as crianças tenham um benefício comum ao partilharem aquele espaço e é sempre garantido o seu acompanhamento sistemático, de forma a garantir o superior interesse de cada criança em integrar o grupo.

Presencial

Avaliação e intervenção em Nutrição Clínica.

Presencial e Online

Terapêutica natural complementar: plantas medicinais, homeopatia,
aromaterapia. Agitação, insónias, imunidade.
Introdução Alimentar em Lactentes Vegetarianos e Semi-vegetarianos

Clínica, Domicílio e Escolas

Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

A Fisioterapia é prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com a compreensão de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável.

A Fisioterapia envolve a interação entre o Fisioterapeuta, utentes / pacientes, outros profissionais de saúde, famílias, cuidadores e comunidades num processo onde o potencial de movimento é examinado/avaliado e as metas são acordadas, utilizando conhecimentos e técnicas exclusivas específicas. Os Fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Essas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

Serviços de fisioterapia

Pediatria

  • Cinesioterapia respiratória
  • Torcicolo

Aulas...

Presencial

Destinatários: dos 7 aos 14 anos

Descrição:

Miúdos Sem Pressa não é uma aula, nem um ATL ou uma oficina. Miúdos Sem Pressa é um espaço de reflexão e imaginação onde nos encontramos connosco próprios.

Partindo dos princípios do Slow Living e tendo como bússola o ciclo natural das estações do ano, vamos ser bichos do mato, troca tintas, lagartas dos livros e muito muito mais!

A cada semana vamos explorar um tema, bebendo sabedoria do mindfulness, das técnicas expressivas, da leitura interpretativa, da exploração da natureza, da filosofia e da psicologia.

Procuramos estimular nos nossos Miúdos Sem Pressa:

  • Redução do stress e desenvolvimento de estratégias de coping;
  • Melhoria da gestão emocional;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Fortalecimento do espírito crítico e a capacidade analítica;
  • Reforço dos laços comunitários;
  • Desenvolvimento de um espírito humanitário e de protecção da natureza;
  • Fortalecimento da auto-confiança e sentimento de competência;
  • Desenvolvimento do sentimento de pertença e cooperação;
  • O gosto pela leitura

Presencial (Clínica e Escola) e Online

Destinatários: Bebés dos 3 meses aos 3 anos

Descrição:

As sessões de Baby Yoga são um momento de conexão e partilha entre o bebé e a sua mãe ou pai, uma troca de amor, de alegria e de magia que vão permitir a ambos descobrirem-se e desenvolverem-se de forma harmoniosa. Os bebés são yogis naturais, não só pela forma com que vivem os asanas (as posturas corporais) adaptados, mas sobretudo pela sua abertura e disposição natural para explorar e conhecer o mundo que os rodeia. 

As sessões em grupo têm a vantagem de podermos socializar e partilhar experiências e sentires com outras famílias que estão a viver a mesma etapa de vida e, são realizadas online, presencialmente no Espaço Conchas e ao ar livre no Parque.

Por outro lado, as sessões individuais permitem uma maior flexibilidade – tanto a nível dos horários, do local (disponíveis no Espaço Conchas, online, no Parque e ao domicílio) mas também dos conteúdos e dinâmicas trabalhados, permitindo ir de encontro às necessidades individuais de cada bebé e de cada família. Para agendar uma sessão individual contacte-nos.

O nosso espaço conchas está preparado para receber o seu bebé, com sala de estimulação e zona de fraldário e amamentação.

Alguns Benefícios para o bebé:

  • Equilibrio do sistema digestivo (melhoria da digestão, alivio da obstipação e cólicas);
  • Equilibrio dos padrões de sono;
  • Apoio no desenvolvimento cerebral e neuromuscular;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Aumento da flexibilidade, do alinhamento e da força da coluna e articulações;
  • Estimulação sensorial;
  • Fortalecimento dos laços mãe/filho;
  • Fomento do Desenvolvimento Emocional

Alguns Benefícios para os pais: 

  • Fortalecimento de laços com o bebé;
  • Aumento da sensação de competência parental;
  • Redução do stress;

Presencial (Clínica e Escola)

Destinatários: Crianças dos 3 aos 12 anos

Descrição:

As aulas de yoga kids são constituídas por jogos, actividades lúdicas, histórias, canções, posturas e muita diversão, permitindo aos mais pequenos interiorizarem as práticas e conducta ética do yoga clássico, de forma segura e adaptada ao seu ritmo de desenvolvimento.

Estas aulas permitem estimular a aprendizagem global, o respeito por si próprio, pelo outro e pela natureza, a empatia e o amor-próprio. Fomentam o auto-conhecimento e permitem à criança um maior conhecimento e domínio sobre a sua vida emocional.

Alguns Benefícios do Kids Yoga:

  • Melhoria do Sono e da Digestão;
  • Redução do stress e irritação;
  • Fortalecimento do Sistema Imunitário;
  • Suporte ao desenvolvimento saudável do Sistema Neuromuscular e fortalece a estrutura básica do corpo;
  • Melhoria da auto-estima e auto-confiança;
  • Trabalha o equilíbrio e alinhamento corporal;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta a criatividade;
  • Desenvolve o espírito de grupo e a cooperação;
  • Promove a consciência ecológica e humanitária;
  • Promove a disciplina;
  • Estimula os sentidos

Presencial (Clínica e Escola)

Destinatários: dos 2 aos 6 anos

Descrição:

Nestas aulas vamos, sempre respeitando o desenvolvimento de cada criança, explorar o que nos rodeia. Dentro de um mundo onde reina a imaginação e a brincadeira, vamos aprender a mexer-nos, as texturas, os sentidos e perceber melhor, através do corpo, o que é crescer e o que é aprender.

Orientado para três grupos etários, o expressão e movimento I prende-se com a aquisição das capacidades motoras rudimentares, de forma lúdica e semi-estruturada, promovendo momentos de diversão e ternura, enquanto começamos a categorizar o mundo que nos rodeia!

O expressão e movimento II tem como objetivo reforçar os movimentos rudimentares, enquanto começamos a explorar os movimentos mais complexos. Ao mesmo tempo vamos aprender mais sobre o nosso corpo, o que ele é capaz de fazer e o espaço à nossa volta. Nesta aula começamos a introduzir várias ideias de categorização importantes para a aprendizagem.

Na expressão e movimento III trabalhamos e preparamos a entrada no primeiro ciclo. Sempre com uma vertente lúdica e com o máximo de respeito pelo ritmo da criança, esta aula vai permitir que a criança explore através do movimento enquanto trabalha elementos fundamentais a uma boa adaptação ao primeiro ciclo, como o controlo corporal, o equilíbrio, a motricidade fina e global, sempre associado a competências sociais, emocionais e cognitivas!

Alguns benefícios das Aulas de Expressão e Movimento:

  • Fortalecimento do tónus muscular;
  • Desenvolvimento das posições estáticas de equilíbrio;
  • Exploração das do equilíbrio dinâmico;
  • Reforçar o conhecimento, esquema e imagem do corpo;
  • Desenvolver a lateralidade;
  • Promover a estruturação do tempo e do espaço;
  • Promoção da coordenação global;
  • Aquisições de categorização e sequenciação;
  • Exploração sensorial adequada à idade;
  • Reforço de competências pré-académicas

Presencial (Clínica e Escola)

Destinatários: pré-escolar

Descrição:

Treino da Consciência Fonológica, sugere-se, de modo preventivo, a partir dos quatro anos, nível etário que se deve estimular as competências linguísticas essenciais para a aquisição da leitura e da escrita.

Objetivo: desenvolver as competências da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita.

As sessões são em grupo e, essencialmente, lúdicas e dinamizadas em pequeno grupo, o que permite explorar-se e fazer-se uso dos conhecimentos, através da interação com o meio, favorecendo a socialização e a partilha de experiências enriquecedoras e estimulantes.

Horários Baby & Kids

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